quarta-feira, 30 de junho de 2010

Índio da Costa, o novo vice...

Me surpreendeu a substituição do nome do Senador Álvaro Dias na chapa de Serra. Isto por dois motivos principais: primeiro, Álvaro Dias é lider da oposição no Senado, o que sempre o colocou numa posição de maior visibilidade naquele cenário, possibilitando que uma maior parcela da população já tivesse o mínimo de familiaridade com seu nome. Isso certamente ajudaria na campanha nacional. Em segundo lugar está o fato de ser o Deputado Índio da Costa(DEM-RJ), um desconhecido da imensa maioria dos eleitores do país. Conhecido apenas, e talvez, pelos eleitores do seu estado, o Rio de Janeiro.
Além disso, tem o problema da divisão provocada pela decisão, que fez a coligação perder boa parte do apoio no estado do Paraná, onde o Irmão do Álvaro Dias, o senador Osmar Dias(PDT-PR) disputará a eleição para governador do estado, com apoio do PT e PMDB.
Depois de saber da mudança, tentei entender o porque da indicação desse nome e não o do Demóstenes Torres(DEM-GO), que é lider do partido no senado e presidente da Comissão de Constituição e Justiça daquela casa. A respota está no "ficha limpa". Não que o Demóstenes esteja impedido por esta lei, a questão é que o deputado Índio da Costa foi relator do "ficha limpa" na câmara federal. Isso garante a ele um discurso de ótima aceitação entre os eleitores.
Declarada a decisão, resta ao PSDB esperar que o acréscimo provocado pelo reforço no discurso seja suficiente para compensar e superar a perda no Paraná. Um ponto a se pensar é que, o Paraná, onde surgiu a cisão, é um dos estados estratégicos para a campanha da Dilma. Isto porque o maior desafio de sua campanha é aumentar sua aceitação nas regiões sul e sudeste.
É esperar pra ver...

3 comentários:

  1. Sugestão: coloque a lista dos politicos ficha suja ai no blog...abrass

    ResponderExcluir
  2. Agora que a campanha começou com força total está complicada a coisa para Serra. Dilma a cada momento aumenta a sua vantagem em cima dos outros. E o pior, Dilma cresce em cima da imagem de Lula, e o Serra não consegue fazer ataques diretos a este (e se fizer pode acabar se dando mal, mais de 78% de aprovação e complicado). Desta vez não tem como eles falarem que Lula vai socializar o Brasil...
    Creio que pelo menos se fosse Aécio na disputa contra Dilma a coisa iria ficar um pouco mais interessante no páreo. Eles iriam fazer o mesmo na campanha de Collor. "Bonitão, jovem e inteligente, o melhor para o Brasil". Muito diferente de um careca com olheiras.
    Vamos ver no que vai dar.

    ResponderExcluir